domingo, 21 de novembro de 2010

Pensando e seguindo...

Dia desses, estava fazendo um passeio pelos blogs que acompanho, conhecendo ou reconhecendo outros. Acabei em um blog chamado Ambiente vistoriado, que super recomendo. Me chamou a atenção um post que Emanuella Maria fez, que se chamava "Como gostar de estar sozinho".
Parece tão fácil falar "Que solidão". Todos os dias podemos acordar e nos sentirmos sozinhos. Em nenhum instante pensamos como isso pode ser bom ou positivo. Acho que no fundo só vemos o detalhe de os outros estarem nos vendo sozinhos, e criticarem internamente (ou às vezes nem tão silenciosamente) esse comportamento escandaloso que é gostar de estar sozinho.
Isso foi algo que sempre me marcou, mas desde o ano passado vejo estes momentos de solidão como algo que anseio e não como um monstro que pode sair do armário ou de detrás da mesa de um restaurante com um dedo em riste, pronto para me condenar por não me sentir mal ou triste.
Sou uma defensora do viajar sozinha. Sempre fui, mas era covarde demais pra provar minha teoria. Até testá-la. E adorei! Me senti leve como nunca. Acordei cedo, conheci desconhecidos em restaurante que não gostavam de comer sozinhos. E quer saber?
Tudo bem. Também aproveitei esses pequenos momentos compartilhados com pessoas que nunca mais vi e outra que revi naquela mesma viagem. Lembro que particular de uma moça que conheci em um passeio noturno pelo centro. Trocamos idéias durante todo o passeio e no dia seguinte, quando saía da cidade, a reencontrei totalmente ao acaso. Ela me deu uma orquídea, que infelizmente não sobreviveu ao verão no RJ.
Mas nunca vou esquecer esse gesto tão natural da parte dela de parar em uma barraca enquanto eu comprava flores para minha avó, me estender um vasinho com uma flor delicada, sorrir e me abraçar desejando boa sorte. Dessa viagem lembrarei para sempre.

Mas voltando ao post da Emanuella, ela me tocou profundamente com seu texto e com um video que quero pôr aqui. Acho que solidão é como uma lua, dependendo da fase vc pode curtir um passeio ao luar acompanhada ou ficar na janela da sua casa observando como as coisas mudam ou permanecem.

Um beijo e volto já para falar do show da Norah (que fui sozinha, claro!).

Um comentário:

  1. Oi linda,
    fiquei emocionada com seu post e mais ainda em saber que meu texto te inspirou a escrever. Acho que gostar de esta sozinho eh uma descoberta maravilhosa que as pessoas tem que aprender a gostar para se auto conhecerem...
    beijos

    Manu
    http://ambientevistoriado.com/

    ResponderExcluir