domingo, 2 de maio de 2010

Desafio Literário - Abril


Simão Bacamarte é o protagonista, médico conceituado em Portugal e na Espanha, decide enveredar-se pelo campo da psiquiatria e inicia um estudo sobre a loucura e seus graus, classificando-os. Funda a Casa Verde, um hospício na vila de Itaguaí e abastece-o de cobaias humanas. Passa a internar todas as pessoas da cidade que ele julgue loucas; o vaidoso, o bajulador, a supersticiosa, a indecisa etc.

Minha resenha como sempre chega atrasada, mas chega.
Quando fiz minha lista não pus o livro de Abril, então busquei nos meus livros em casa algum que não havia sido lido ainda e encontrei um livrinho pequeno de capa preta escondidinho e abandonado (coitado!).
É dificil fazer um resumo dele sem contar a história toda. Amei descobrir um Machado além da Capitu e de Iaiá Garcia (é o nome de outro livro dele desconhecido que amo!). Foi uma leitura divertida demais. Ri muito com as experiências do Dr. Simão e em como toda a vila embarca nela sem questionar e com o modo como ele mesmo via aquelas pessoas.
E no fim do livro você pára e pensa sobre sua vida e em como o relato se aproxima da realidade. Sou suspeita para falar de José de Alencar e de Machado pois foram os dois primeiros escritores que li e até hoje os adoro.
Como não pode deixar de ser indico a todos que queiram uma leitura rápida e prazeirosa ao extremo.

Minha nota é: 10,0.

Beijos a todos e até breve.

4 comentários:

  1. Eu gosto muito desse livro. Por meio de seu comentário, revivir um pouco a experiência feliz que foi lê-lo. Excelente participação e até breve!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Oi!!!
    Eu amo Machado de Assis... E o Alienista é uma obra ótima! Muito inteligente, tranquilo para ler...
    Tb sou suspeita de falar de Machado... o autor realista que mais adoro, mas o meu favorito dele é "Memorias Postumas de Bras Cubas"...
    Bjus. Exelente escolha...

    ResponderExcluir
  3. Eu li este livro para a escola ... faz muito tempo!! Preciso reler ... o'tima resenha. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Toda vez que vejo uma resenha de clássicos da literatura, recordo-me do meu EM. Uma época que para meus colegas, ler esses livros era muito chato, mas q eu amava.
    Tbém sou fã do Machado, principalmente na sua fase romântica - Helena, Iaiá Garcia, A mão e a luva.
    Gostei muito da resenha!
    Até "maio"...

    ResponderExcluir